/ 2024-06 [Empresa]

Grupo Hettich: volume de negócios de 1,3 mil milhões de euros em 2023

O grupo empresarial Hettich, um dos líderes mundiais entre os fabricantes de ferragens para móveis, sedeado em Kirchlengern, Alemanha, faz o balanço do exigente ano de 2023 e inicia o ano de 2024 com um marco histórico: a fusão com o grupo FGV.

Em termos económicos, a ano transato foi muito exigente para a indústria do mobiliário, caracterizado pela subida exponencial dos custos na construção civil, por juros elevados, inflação e uma incerteza generalizada entre os investidores de diversos países. A situação económica tensa da indústria do mobiliário na Alemanha também se fez sentir no grupo Hettich, refletindo-se numa redução do volume de negócios da ordem dos 14 porcento em comparação com o ano anterior, baixando para 1,3 mil milhões de euros. As exportações rondaram os 75 %. Em 2023, trabalhavam na Hettich cerca de 7700 pessoas a nível mundial, 3600 delas na Alemanha.

O grupo Hettich faz o balanço do ano de 2023. Foto: Hettich

Investimentos para o futuro

"É precisamente em tempos difíceis que é tão importante que olhemos para a frente e ajamos tendo também em mente as gerações vindouras", sublinha Jana Schönfeld, gerente do grupo Hettich. Em 2023, o grupo Hettich implementou projetos orientados para o futuro e prosseguiu com otimizações de processos e desenvolvimentos contínuos muito importantes. Cerca de 170 milhões de euros foram investidos em novos produtos, projetos de infraestrutura, edifícios, instalações, digitalização e sustentabilidade, não esquecendo a ampliação das capacidades de produção. Exemplos destes esforços são a ampliação das área de produção em Kirchlengern e Frankenberg (Eder), bem como os investimentos nos mercados emergentes da Ásia, como Vadodara na Índia e Zhuhai na China.

Inovações: o revolucionário sistema "FurnSpin" da Hettich

No ano de 2023, o grupo Hettich apresentou na feira mais importante do ramo, a Interzum, em Colónia, soluções inovadoras sob o lema "It's all in Hettich" – entre as quais o revolucionário sistema FurnSpin para o segmento topo de gama. Sascha Groß, gerente do grupo Hettich, não esconde a sua satisfação com esta inovação, que não só estabelece novos padrões a nível do design de móveis, como também sublinha o poder inovador da marca Hettich: "Quer se trate de móveis do chão ao teto ou de pequenos elementos de vitrina – com FurnSpin, tudo entra em rotação. Apesar da sua genialidade... ou talvez por isso, o sistema fica praticamente invisível e integra as funções de conforto já conhecidas, como fecho amortecido ou Push to open, para móveis sem puxadores. FurnSpin é um sistema com potencial para mudar o mundo do mobiliário para sempre. Juntamente com 285 colegas do mundo inteiro, concebemos o nosso stand de feira no local, enquanto muitos colaboradores e colaboradoras nas mais diversas localizações apoiaram este esforço." Isto deixa bem patente como a marca Hettich segue imparável no seu ritmo de desenvolvimento.

Fusão com o grupo FGV: concentrar as forças para um futuro comum

Um passo importante na história empresarial foi a fusão do grupo Hettich e do grupo FGV, em janeiro de 2024. "Partilhando raízes fortes na indústria do mobiliário, moldamos juntos o nosso futuro", afirma Schönfeld, "A Hettich e a FGV são duas empresas familiares com mais de 200 anos de experiência combinada. "E, juntos, somos agora mais de 8600 colegas em todo o mundo, que se empenham todos os dias com toda a sua energia, paixão e ideias para conseguir o melhor resultado possível para os nossos clientes." Ambas as empresas irão complementar-se mutuamente com os seus pontos fortes, para oferecerem aos seus clientes soluções de mais-valia ainda melhores do que antes, e, em conjunto, aprofundarem continuamente atividades e processos comerciais existentes.

Previsão para 2024

Apesar de a retoma total do ramo do mobiliário ainda estar para durar, o grupo empresarial continua confiante. "A nossa grandiosa equipa Hettich & FGV - à qual muito agradecemos e reiteramos o nosso sincero apreço - forma, a par dos nossos fiéis clientes e dos nossos fornecedores e parceiros fiáveis, uma rede forte, na qual podemos confiar sempre", afirma Groß. O grupo Hettich continua determinado a moldar o futuro de forma ativa e a desenvolver soluções inovadoras para a indústria do mobiliário, enquanto aproveita os potenciais de crescimento no mundo inteiro.